segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Sesap reúne gestores das regionais de saúde para o I Fórum das Arboviroses


O I Fórum das Arboviroses iniciado no auditório da Universidade Potiguar (Floriano Peixoto) reúne, nesta segunda-feira (4), os gerentes das regionais de saúde, além de técnicos da vigilância epidemiológica e controle vetorial das regionais e do nível central da Sesap. O evento é organizado pela Coordenadoria de Promoção à Saúde (CPS) e Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Suvige) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

De acordo com a subcoordenadora de vigilância epidemiológica da Sesap, Alessandra Lucchesi, “é um momento importante pra discutir ações, analisar os índices dos municípios e alinhar os processos de trabalho”.

Durante o período da manhã, os municípios estão apresentando as ações da vigilância epidemiológica e controle vetorial desenvolvidas no ano passado. À tarde, a partir das 14h, será apresentado o cronograma sugerido pelo Ministério da Saúde, com calendário mensal de atividades de prevenção, combate e mobilização, além da formulação de um plano de contingência contra as arboviroses.  "Geralmente a cada três ou cinco anos nós temos um ano epidêmico. Em 2016, por exemplo, tivemos 62 mil notificações somente para a dengue. É importante este momento para sensibilizar os gestores a se engajarem nas mobilizações contra o mosquito", explicou Flávia Emanuelle, coordenadora do núcleo técnico das arboviroses na Sesap.

Na terça-feira (5) os gerentes das regionais permanecem reunidos para o I Fórum da Coordenação de Promoção à Saúde (CPS) discutindo, entre outros temas, a implementação de um colegiado gestor. O evento será encerrado às 17 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário