terça-feira, 22 de outubro de 2019

Técnicos da Sesap/VI Ursap ministram capacitação sobre o Programa de Controle da Doença de Chagas para Agentes de Endemias de 7 municípios da 6ª Região de Saúde



Começou nesta segunda-feira, 21, e se prolongará até sexta-feira, 25, na cidade de Martins, no Alto-Oeste do Rio Grande do Norte, a capacitação do Programa de Controle da Doença de Chagas para Agentes de Endemias dos municípios de Martins, Serrinha dos Pintos, Portalegre, Viçosa, Riacho da Cruz, Umarizal e Olho D'água do Borges.
O curso, cujo objetivo é treinar os profissionais no combate ao teiatomíneo (barbeiro) e borrifação para o agravo doença de chagas,  está sendo ministrado por técnicos da SESAP e VI URSAP.
O evento conta com o apoio da Prefeitura de Martins, por meio da Secretaria de Saúde, cuja titular da pasta, Maria Joselanny Maia de Oliveira, foi vital para realização desse treinamento a vários municípios da 6ª Região de Saúde.
O que é Doença de Chagas?
A doença de Chagas (ou Tripanossomíase americana) é a infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi.
Apresenta uma fase aguda (doença de Chagas aguda – DCA) que pode ser sintomática ou não, e uma fase crônica, que pode se manifestar nas formas indeterminada, cardíaca, digestiva ou cardiodigestiva.
Quais são os Sintomas da Doença de Chagas?
A Doença de Chagas pode apresentar sintomas distintos nas duas fases que se apresenta, que é a aguda e a crônica. A fase aguda, que é a mais leve, a pessoa pode apresentar sinais moderados ou até mesmo não sentir nada.
Na fase aguda, os principais sintomas são:
febre prolongada (mais de 7 dias);
dor de cabeça;
fraqueza intensa;
inchaço no rosto e pernas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário