CIR


Com o fortalecimento do processo de regionalização, o estado do Rio Grande do Norte foi dividido, conforme seu PDR, em 8 regiões sanitárias de saúde. Assim, foram instituídos os Colegiados de Gestão Regional (CGR´s), instâncias de pactuação e discussão dos problemas e anseios dos gestores municipais que têm, também, a representação de técnicos da secretaria estadual de saúde na composição de sua coordenação. A região do Altooeste foi mapeada dentro desse contexto como a 6ª Região de Saúde, composta por 36 municípios e seu CGR foi instituído no dia 14 de abril de 2009, tendo,  como Coordenador, o Secretário de Saúde de Riacho da Cruz, Temístocles Maia de Lucena, e como Coordenadora Adjunta, a técnica da VI Ursap, Nara Cley Abrantes Sarmento.

A regionalização objetiva o fortalecimento das regiões sanitárias de saúde, levando em conta a valorização, estruturação física e adequação dos equipamentos de saúde que compõem a rede de atenção/assistência à saúde naquele espaço geográfico, observando os perfis de morbimortalidade da população, a questão do acesso, os perfis demográficos, geopolíticos e sócio-econômicos que caracterizam a região. Para que ocorram as reuniões da CGR é preciso que haja a representação de 50% mais 1 gestor e 1/3 da representação do Estado. 

A partir do Decreto 7.508 de 28 de junho de 2011, que regulamenta a Lei Orgânica da Saúde (8.080), o CGR passou a ser denominado de Comissão Intergestores Regional (CIR) e agora tem, também, poder de decisão e deliberação. As reuniões ordinárias da CIR acontecem todas as segundas quartas-feiras de cada mês.