sexta-feira, 19 de abril de 2013

Sesap adota medidas para garantir a assistência pediátrica


Visando assegurar a assistência na porta de entrada de urgência dos grandes hospitais e/ou hospitais de referência com a classificação de risco, bem como a internação dos pacientes, o Secretário de Estado da Saúde Pública (SESAP), Luiz Roberto Fonseca, adotará nos próximos dias um conjunto de medidas.

A primeira delas foi a abertura nesta sexta feira (19), de cinco novos leitos de UTI Neonatológica, no Hospital Pedro Bezerra (Santa Catarina), contribuindo para minimizar os efeitos decorrentes do déficit de leitos desta especialidade na Maternidade Escola Januário Cicco, bem como em toda a Região Metropolitana de Natal.

A assistência pediátrica de baixa e média complexidade são de responsabilidade dos municípios, individualmente ou de forma consorciada, competindo ao Estado a assistência hospitalar referenciada e a alta complexidade da assistência pediátrica. Para que os serviços de saúde pública sejam prestados de maneira condigna à população, é fundamental que esse entendimento do compartilhamento de responsabilidades pelas três esferas de governo (Federal, Estadual e Municipal) seja efetivamente implementado. 

"Contamos com a sensibilidade dos gestores municipais, que são responsáveis pela atenção básica e o atendimento da baixa complexidade da pediatria para que tenhamos esse atendimento nos municípios e, principalmente, em Natal", disse o Secretário.

Paralelamente, a Coordenadoria de Recursos Humanos da Sesap está trabalhando no remanejamento emergencial de profissionais de outros serviços de ambulatório e de unidades hospitalares que tenham escalas incompletas, bem como daquelas que estejam passando por reformas, e que em função destas estejam impossibilitadas de oferecer resposta adequada à população, para que as escalas permaneçam fechadas (completas) até o dia 30 de junho, prazo estabelecido para que o município de Natal, bem como os demais municípios da  Região Metropolitana, organizem o atendimento de pediatria da baixa complexidade.

"Os Hospitais do Estado devem funcionar como referência e retaguarda para as UPA´s e ambulatórios, conforme entendimento da legislação do SUS. Estamos trabalhando para garantir os recursos necessários para a melhor assistência à população", completou Luiz Roberto.

Outra medida que está sendo tomada em função da demanda crescente por leitos de UTI Pediátrica, e da existência de pacientes "moradores crônicos" de leitos de terapia intensiva, é a abertura de oito leitos para pacientes de longa permanência em UTI, no Hospital Maria Alice Fernandes. Esta nova Unidade de Dependentes de Ventilação Mecânica (UDVM) já está com sua construção concluída, e atualmente encontra-se na fase de montagem dos equipamentos e leitos.

De acordo com o Diretor do Hospital Maria Alice Fernandes, Wilson Cleto, o remanejamento de alguns pediatras para aquela unidade possibilitará a abertura imediata dos novos leitos.

"Acreditamos que com o funcionamento desta Unidade sejam liberados oito leitos de UTI em hospitais da Rede de Atenção Pediátrica", afirmou Wilson Cleto.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) também está contratualizando 10 leitos de UTI Neonatal junto ao Hospital Varela Santiago, referência do Sistema Único de Saúde na área de assistência à saúde infantil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário