segunda-feira, 22 de abril de 2013

VI Ursap alcançou índices satisfatórios no ‘Dia D’ da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe


O "Dia D" de mobilização nacional da Campanha de Vacinação contra a Gripe foi realizado no último sábado, 20 de abril. No Rio Grande do Norte, o público alvo da campanha era de aproximadamente 585.436 pessoas. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) disponibilizou de 641.060 doses, que foram distribuídas para 1.746 postos fixos e volantes de vacinação, onde 8.373 pessoas estiveram envolvidas na ação da campanha.

A meta da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) é imunizar, de 15 a 26 de abril, cerca de 80% dos grupos elegíveis para a vacinação, o que representa 484.283 pessoas em todo o estado.

Já na 6ª Região de Saúde, nos 37 municípios de sua jurisdição, o quantitativo previsto de pessoas a serem vacinadas é de 44.900. Só em Pau dos Ferros foram disponibilizadas 4.916 doses. Já em Viçosa, apenas 274 pessoas estão inseridas no grupo prioritário. Na segunda parcial, no ‘Dia D’, emitida na tarde do sábado, o índice alcançado, em média, foi 31,0%; o que representa um número significativo e coloca a VI Ursap em segundo lugar no ranking nas seis unidades do estado até o momento; ficando atrás, apenas, da III Ursap, com sede em João Câmara, que atingiu 32,5.  

Durante todo “Dia D”, os técnicos da VI Ursap, inclusive o gerente, Temístocles Maia, fizeram visitas, in loco, a diversos municípios da região, em especial, àqueles que apresentaram indicadores de cobertura não satisfatórios em campanhas anteriores. Outra equipe ficou de plantão na sede da unidade acompanhando a alimentação do sistema e dando suporte logístico.

Na cidade de Riacho da Cruz, a aposentada, Francisca Elione, 73 anos, disse que comparece à unidade de saúde, em todas as campanhas, pois a partir do momento em que começou a se vacinar “nunca mais peguei gripe”.

Para o gerente da VI Ursap, Temístocles Maia, é muito importante a visita aos municípios no período de campanha, principalmente no ‘Dia D’, pois serve de termômetro para aferir o compromisso e o engajamento dos profissionais na execução dessa importante ação de saúde pública.

No percurso, o gestor pode comprovar diversas estratégias montadas pelos municípios para atrair a população alvo: balinhas, café da manhã, salas ambiente, ampliação do número de pontos de vacinação, segmentação dos locais de vacina por grupos elegíveis e visita às residências foram alguns artifícios usados para cumprir a meta.

A 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza iniciou no último dia 15 e se estenderá até 26 deste mês, próxima sexta-feira.

Já a população alvo é composta por indivíduos com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores de saúde que atuam em unidades com atendimento para a influenza, crianças na faixa etária de seis meses a dois anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além da população privada de liberdade. Já para as pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, será avaliado o número de doses aplicadas no período da campanha.




Veja mais fotos AQUI


Nenhum comentário:

Postar um comentário