quinta-feira, 6 de junho de 2013

Sábado, 08, é o dia “D” contra a Poliomielite; Municípios da VI Ursap deverão vacinar 16.446 crianças

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte, juntamente com as Secretarias Municipais de Saúde, realiza, no próximo sábado (08), o dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite.

A Campanha se estenderá até o dia 21, tendo, como público-alvo, crianças de 6 meses a menor de 5 anos de idade, ou seja, 4 anos 11 meses e 29 dias.

No estado, a população a ser vacinada é de 218.268 crianças. Somente nos 37 municípios da região do Alto Oeste, jurisdicionados à VI Unidade Regional de Saúde, deverão ser vacinadas 16.446 crianças.  

Em Pau dos Ferros, que possui 1.838 crianças dentro dos critérios, a Secretaria Municipal de Saúde orienta os pais ou responsáveis a comparecerem aos postos de vacinação munidos da carteira de vacinação. Além das Unidades Básicas, as crianças também podem ser vacinadas na Vila DNOCS e na Escola Municipal Nila Rêgo, no bairro Princesinha do Oeste.

De acordo com a enfermeira,
Eliana Fixina, Coordenadora do Programa de Imunização da VI Ursap, “este ano o Brasil completa o 34º ano de Campanhas Nacionais de Vacinação contra a poliomielite e o 24º ano sem a doença no país”, disse, acrescentando que o último caso registrado foi em 1989, no município de Souza, na Paraíba.

Eliana também destacou que, pelo fato desta campanha ser seletiva, só podem ser vacinadas as crianças que já tenham tomado alguma dose em campanhas anteriores.

Livre do polivírus desde 1990, o objetivo da campanha é manter o Brasil na condição de país certificado, mundialmente, para a erradicação da poliomielite, estabelecendo proteção coletiva por meio da disseminação do vírus no meio ambiente.

“Não podemos baixar a guarda, já que países do Continente Africano e Asiático, como Nigéria, Afeganistão e Paquistão, continuam tendo um número acentuado de pólio, inclusive em adultos, como foi o caso de um nigeriano no mês de março próximo passado”, concluiu Eliana.      ”

A doença

A poliomielite é uma doença viral, causada por poliovírus e subdivide-se em três sorotipos (1, 2 e 3). É altamente contagiosa, e afeta principalmente crianças menores de 5 anos de idade. O vírus é transmitido através de alimentos e água contaminados e se multiplica no intestino, podendo invadir o sistema nervoso. Muitas pessoas infectadas não apresentam sintomas da doença (febre, fadiga, cefaléia, vômitos, rigidez no pescoço e dores nos membros), mas excretam o vírus em suas fezes, portanto, podem transmitir a infecção para outras pessoas.

Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local, favorecem a transmissão. O período de incubação (tempo que demora entre o contágio e o desenvolvimento da doença) é geralmente de 7 a 12 dias, podendo variar de 2 a 30 dias. A transmissão também pode ocorrer durante o período de incubação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário