quarta-feira, 23 de abril de 2014

Cefope forma turma de capacitação em saúde do idoso

O Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde (Cefope) formou nesta quarta-feira (23), mais uma turma do curso de capacitação em saúde do idoso. Realizado em Natal, o curso foi direcionado a 18 profissionais de nível médio da Secretaria de Saúde de Natal, entre agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem, com uma carga horária de 170 horas e 4 meses de duração.

O curso vem sendo oferecido desde o ano passado em diversos municípios do Rio Grande do Norte, permitindo a qualificação de 330 profissionais de Saúde. Segundo o diretor geral do Cefope, Jorge Luiz de Castro, “o cuidado com o idoso vem passando por um processo de ressignificação. Diante disso, o Ministério da Saúde ressalta a importância de se requalificar a porta de entrada para os serviços de saúde – ou seja, a Atenção Básica – já que os profissionais dessa área lidam diretamente com os pacientes idosos nos territórios onde vivem”.

O diretor destaca que atualmente existem no país 20,6 milhões de idosos, o que corresponde a 10,8% da população total. A expectativa para 2060 gira em torno de 58,8 milhões de pessoas idosas, isto é, 26,7% do total da população. Entre as causas desse novo quadro está a melhoria da qualidade de vida – que ampliou a expectativa de vida dos brasileiros de 75 anos, em 2013, para 81 anos, em 2060. O Brasil ocupa a 31ª posição no ranking dos países que oferecem melhor qualidade de vida e bem-estar a pessoas com mais de 60 anos. “Para a melhoria da qualidade de vida do idoso é fundamental se falar no atendimento básico que ele receberá ao chegar ao SUS”, disse Jorge Luiz de Castro.

O curso de Aperfeiçoamento para Cuidadores da Pessoa Idosa faz parte de um projeto maior denominado “Qualificando o trabalho e o trabalhador do SUS”, desenvolvido no estado pelo Cefope, com financiamento do Ministério da Saúde, por meio do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps). Dentro do projeto também vêm sendo oferecidos, nas regiões de saúde do estado, os cursos de Técnico em Análises Clínicas (total de 150 alunos) e Aperfeiçoamento para Agentes Comunitários de Saúde (240 alunos).  


Nenhum comentário:

Postar um comentário