quarta-feira, 23 de abril de 2014

Portalegre sediará II Conferência Regional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora da 6ª Região de Saúde

Já está tudo pronto para a realização da II Conferência Regional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora da 6ª Região de Saúde. O evento acontecerá nesta quinta-feira, 24, no Hotel ‘Portal das Serras’, em Portalegre.

O Tema Central do Encontro será “Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, Direito de Todos e de Todas e Dever do Estado”. Já o e Eixo Principal versará sobre a “Implementação da Política Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do RN”, que terá como conferencista o farmacêutico e ex-presidente, por duas vezes, do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior.

Além da palestra, também consta na grade da programação, apresentações culturais, ginástica laboral, discussão e aprovação do Regimento Interno, debates sobre subtemas apresentados pelos grupos de trabalho e, por fim, escolha dos delegados à Conferência Estadual.

Para o gerente da VI Ursap, Temístocles Maia, grande entusiasta do evento, que será realizado em parceria com o Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador- CEREST, “os gestores dos 37 municípios do Alto Oeste terão a oportunidade de obter mais conhecimento sobre a saúde do trabalhador e, desta forma, possam propiciar melhores condições de trabalho aos seus profissionais no intuito de evitar que agravos aconteçam e redundem na diminuição da qualidade dos serviços prestados à população”, destacou.  

Saúde do Trabalhador

A Saúde do Trabalhador constitui uma área da Saúde Pública que tem como objeto de estudo e intervenção as relações entre o trabalho e a saúde. Seus objetivos prioritários são a promoção e a proteção do trabalhador,  traduzida nas ações de vigilância dos riscos presentes nos ambientes e condições de trabalho, bem como a vigilância dos agravos (acidentes e doenças) decorrentes.


Preocupa-se, também, com  a organização e prestação dos serviços assistenciais  aos trabalhadores vitimados com agravos decorrentes do trabalho, compreendendo procedimentos de diagnóstico, tratamento, notificação  e reabilitação de forma integrada e regionalizada no SUS.



Nenhum comentário:

Postar um comentário