quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Sesap integra o Destacamento de Resposta Inicial da Força de Ajuda Humanitária

O secretário de Estado da Saúde Pública (Sesap), Luiz Roberto Leite Fonseca, participou nesta quarta-feira (17) do exercício de ativação do Destacamento de Resposta Inicial da Força de Ajuda Humanitária organizado pelo Comando Militar do Nordeste. O propósito do exercício é interagir e colher experiências junto a órgãos governamentais e não governamentais do Estado do Rio Grande do Norte, envolvidos com a Defesa Civil, a partir de um quadro hipotético de catástrofe.

Os ensinamentos colhidos com a atividade servirão de subsídios à experimentação doutrinária do Exército que visa à constituição, em 2015, de uma força especializada em Operações de Ajuda Humanitária.

Na ocasião, Luiz Roberto Fonseca fez uma breve exposição apresentando dados relativos à atual estrutura física e de recursos humanos existentes na Secretaria e destacou os planos de contingências, capacitações e simulados já desenvolvidos pela Sesap durante o período da Copa do Mundo da Fifa, em junho de 2014.

De acordo com o gestor da Saúde Pública, os investimentos e treinamentos realizados no período que antecederam o mundial no RN possibilitaram uma maior qualificação e abrangência operacional dos profissionais estaduais em ações referentes a grandes eventos e com risco de epidemias.

“A partir das ações preventivas que construímos em conjunto com as forças de segurança pública, no período da Copa do Mundo em Natal, posso afirmar que avançamos na melhoria da resposta às ações com múltiplas vítimas. Recebemos R$ 2,5 milhões de investimentos em equipamentos para capacitação, regionalizamos o Samu 192/RN, elaboramos o plano de contingência hospitalar em todos os hospitais da rede, mapeamos áreas de risco da região metropolitana, organizamos os fluxos de atendimentos das unidades, abrimos 65 leitos novos leitos de UTI e ampliamos os leitos de retaguarda. Isso garante uma logística bem melhor do que tínhamos antes”, disse Luiz Roberto.

Como importante contribuição às Operações de Ajuda Humanitária, Luiz Roberto também citou a Força Estadual do Sistema Único de Saúde (FES-SUS), instituída pela Secretaria em 2013. O departamento surgiu como programa de cooperação voltado à execução de medidas de prevenção, de assistência e de contenção, nos casos de situações epidemiológicas, de desastres ou desassistência à população.

 “A FES-SUS é um instrumento de articulação com gestores das mais diferentes instâncias de saúde, sendo formada por equipes de profissionais da Sesap que atuam em conjunto com as demais esferas de governo e instituições, nas respostas às situações que necessitem do emprego urgente dos profissionais de saúde em situações de desastres e grandes eventos. Ela é um braço da Forca Nacional de Saúde, com o apoio do Ministério da Saúde junto ao país inteiro”, destacou.

Durante sua apresentação, o secretário da Sesap ainda citou o Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (Ciocs), criado também durante a Copa, e que pode ser ativado a qualquer momento, funcionando dentro do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR/RN). Através do Ciocs, é possível monitorar as ocorrências de situações de risco, demandas por atendimento e também fazer a vigilância epidemiológica e sanitária do Estado, coordenando as respostas diante de emergências e urgências que vierem a acontecer.

“A instalação do Ciocs dentro do CICCR/RN fez a diferença durante a Copa. Natal é a única cidade-sede a integrar todos os dados referentes à saúde com as forças policiais e de defesa civil em um mesmo espaço. Desta maneira ficamos mais próximos dos serviços de urgência e emergência atendidos pelas forças policiais com o objetivo de uma atuação conjunta entre todos”, falou.

Participaram do encontro a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social/RN, por intermédio do Corpo de Bombeiros Militares, Polícia Militar, Centro Integrado de Operações de Segurança Pública e Instituto Técnico-Científico de Polícia; Secretaria de Saúde/RN; Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Natal, por intermédio da Coordenação Municipal da Defesa Civil/Natal; Secretaria de Justiça e Cidadania, por intermédio da Coordenação Estadual da Defesa Civil/RN; e Cruz Vermelha Brasileira/Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário