quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Técnicos da VI Ursap realizaram reunião para Atualização do Teste Rápido de HIV

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 20, na VI Unidade Regional de Saúde Pública, sediada em Pau dos Ferros, uma reunião sobre a ‘Atualização do Teste Rápido Bioeasy’ para diagnóstico de HIV.

O encontro, coordenado pelos técnicos da VI Ursap, Zumira Ferreira e Paulo Bernardino, e prestigiado pelo gerente da instituição, Temístocles Lucena, foi destinado aos enfermeiros dos 37 municípios da região do Alto Oeste potiguar e teve o objetivo de esclarecer que empresa Alere foi a vencedora do processo licitatório para aquisição de Testes Rápidos HIV - T1, realizado recentemente pelo Ministério da Saúde e, desta forma, a partir deste mês, todos os pedidos de T1 serão atendidos, em sua totalidade, com os testes Bioeasy HIV fornecidos pela Alere.

Na reunião também foram apresentados os novos formulários para solicitação das demandas e do Boletim Mensal Informativo dos testes de HIV e Sífilis realizados pelas Unidades Básicas de Saúde de cada município como, também, a bula do novo teste rápido.

Desde 29 de outubro pretérito, o fluxo de coleta de exames de CD4 e Carga Viral para os pacientes em tratamento do HIV/AIDS na 6ª Região estão sendo executados pelo Laboratório Regional, contíguo à VI Ursap. Antes desse período, o público-alvo se deslocava até o Hospital Rafael Fernandes, em Mossoró, ou o Gizelda Trigueiro, em Natal, para realizar os procedimentos.

Já no SAE-Serviço de Atenção Especializada de Pau dos Ferros, que deveria disponibilizar acompanhamento médico e de enfermagem para os pacientes com HIV/AIDS, atualmente só faz a dispensação de medicamentos e o tratamento psicológico. Os demais serviços de sua competência ainda têm de ser realizados em Mossoró ou Natal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário