quinta-feira, 25 de junho de 2015

Mais Médicos realizam projetos de intervenção na atenção básica do RN

Durante toda esta quinta-feira (25) os profissionais do Programa Mais Médicos que atuam no Rio Grande do Norte apresentam seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da especialização em Saúde da Família, no Hotel Praia Mar em Ponta Negra, até às 17h.

O curso foi feito na modalidade de Ensino a Distância (EaD), realizado pelo Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), através da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).

Durante a abertura do evento, estiveram presentes o Secretário de Estado da Saúde Pública, Ricardo Lagreca, o secretário municipal de saúde, Luiz Roberto Fonseca, a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – instituição supervisora do PROVAB/Mais Médicos, Ângela Paiva, além de representantes do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e UFPEL.

Para Uiacy Alencar, apoiadora do Ministério da Saúde, “este é um momento de fortalecimento do SUS e da atenção básica; é uma tentativa de mudança no atendimento com foco na satisfação do usuário. Com uma atenção básica mais forte, teremos uma população que adoece menos”, disse.

Um total de 26 trabalhos estão sendo apresentados, tratando sobre temas da atenção básica como: o pré-natal e puerpério, atenção a saúde do idoso, das crianças de zero a 72 meses, dos hipertensos e diabéticos, além da prevenção do câncer do colo de útero e de mama.

A Coordenadora de Promoção à Saúde, Claúdia Frederico, explicou que os trabalhos são planos de intervenção nos territórios em que os médicos atuam. “São estratégias de intervenção de uma forma mais efetiva, para que se deixe um legado. Eles criam toda uma sistematização, além de monitorar e analisar os resultados obtidos”.

O médico Reinolky Frontela, que apresentou trabalho sobre melhorias no Programa de Atenção ao Pré-natal e Puerpério no município de São Tomé falou que entre as principais vantagens do período de atuação na Unidade Básica de Saúde – Manuel Guedes estão “o conhecimento da realidade da saúde no Brasil, os protocolos de atendimento do Ministério da Saúde, o reforço do trabalho em equipe, além de servir como um espaço para troca de experiências”. 

De forma efetiva, o trabalho desenvolvido pelo médico e sua equipe conseguiu ampliar a cobertura do pré-natal na UBS de 55% para 91,9%, com aumento também na adesão à vacinação, suplementação de vitaminas e consultas odontológicas. “O principal ganho é a qualificação do serviço, da saúde da família e comunitária”, disse Frontela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário