segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Sesap mobiliza municípios para Dia Nacional de Combate à Sífilis

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesap), em referência ao Dia Nacional de combate à sífilis, comemorado no terceiro sábado deste mês de Outubro, dia 17, está recomendando aos municípios a intensificação de ações locais de combate à doença durante todo mês de outubro. Para as mobilizações do “dia D”, a Coordenação de Promoção a Saúde e do Programa Estadual de DST/Aids e Hepatites, está disponibilizando testes rápidos e preservativos para que os municípios realizem suas atividades, buscando ainda o envolvimento das Organizações da Sociedade Civil, Empresas, Sindicatos e escolas de ensino publico e privado.

Segundo a Subcoordenadora  de DST/Aids e Hepatites, Sônia Cristina, a Sesap está promovendo discussões sobre prevenção e tratamento da sífilis, sensibilizando a sociedade acerca do papel de cada um no enfrentamento deste agravo. “Sugerimos a realização de testes para diagnosticar a sífilis, principalmente em mulheres grávida, no primeiro e no último trimestre da gestação, e no parto. Também orientamos sobre o manejo com dos (as) parceiros (as) sexuais”, orienta Sônia.

De acordo com ela, apesar do Dia Nacional ser um momento importante para a intensificação da campanha, onde é possível fazer uma grande mobilização social para relembrar a importância do combate a sífilis, as atividades de prevenção devem ocorrer durante todo o ano em um processo contínuo. “Daí ser essencial essa mobilização agora para despertar na população a consciência da necessidade da prevenção, reforçando que a resposta às epidemias é responsabilidade de todos”, reforça Cristina.

INCIDÊNCIA DA SÍFILIS NO RN

A Sífilis é uma infecção bacteriana, sistêmica e CURÁVEL, que tem como principais vias de transmissão o contato sexual e a transmissão vertical da gestante, quando esta deixa de ser tratada, ou é tratada inadequadamente. A sífilis é uma doença de notificação compulsória em todo o território nacional de acordo com a portaria 104 de 25 de Janeiro de 2011.

No Rio Grande do Norte, foram registrados 1.227 casos de Sífilis adquiridas, no período de 2007 a 2014, para a Sífilis Congênita apontamos 2.067 casos e na Sífilis em gestante 1.357 distribuídos por Região de Saúde, mesmo com um tratamento barato, acessível e com 100% de cura, a sífilis ainda é um grande problema de saúde pública.

*** Os municípios devem enviar à Sesap suas programações e solicitações para o email: hepaids-coordenacao@rn.gov.br 10 de outubro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário