segunda-feira, 30 de maio de 2016

Doenças transmitidas por insetos matam mais de um milhão por ano.

Os insetos são responsáveis pela transmissão de doenças que matam mais de um milhão de pessoas por ano em todo o mundo. Além dos óbitos, anualmente, são registrados bilhões de casos de patologias também transmitidas por insetos como malária, dengue ou febre amarela. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças transmitidas por insetos vetores representam 17% de todas as doenças infecciosas.

A malária, transmitida pelo mosquito Anopheles, contaminou mais de 214 milhões de pessoas e matou 438 mil em 2015. Já a dengue, transmitida pelo Aedes aegypti, é a doença transmitida por mosquitos que mais tem crescido, tendo a sua incidência aumentado 30 vezes nos últimos 50 anos.

Os mesmos mosquitos provocam outras doenças, como a febre amarela, o vírus do Rio Nilo, a chikungunya e o zika. No Brasil apenas mais de um milhão e meio de casos de zika já foram contabilizados com associações, de microcefalia congênita e outras doenças do sistema nervoso.

Transmissão do patógeno

A transmissão do agente patogênico (parasita no caso da malária e vírus no caso da dengue ou do zika) ocorre através da picada do inseto. É importante lembrar que apenas as fêmeas picam, pois só elas se alimentam de sangue para produzirem ovos.

No mundo, existem cerca de 3,5 mil espécies de mosquitos e graças à globalização, eles estão espalhados por todo o mundo. A maioria dos mosquitos, no entanto, não viaja longe sozinho. Se tiverem onde se alimentar e onde se reproduzir por perto, não se deslocam muito.

Com informação da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário