quarta-feira, 1 de junho de 2016

Hospital Walfredo Gurgel promove aula e comemoração pelo Dia Nacional de Combate a Queimaduras

O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), através do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), promove esta semana uma série de atividades em comemoração pelo Dia Nacional de Combate a Queimadura, celebrado todo 6 de junho. A primeira ação acontece nesta quinta-feira (2), a partir das 19h, no Hospital da Polícia Militar, e será uma capacitação para 35 estudantes da Liga de Cirurgia Plástica do Rio Grande do Norte (RN) e para estudantes de medicina.

No domingo (5), uma tenda exposta durante o Projeto Costeira Viva, abrigará estudantes (de medicina e cirurgia plástica) que esclarecerão dúvidas e ensinarão técnicas de primeiros socorros sobre o que fazer quando ocorrer uma queimadura. Também serão realizados sorteios de brindes e distribuição de protetores solar.

“Mais de 80% das queimaduras acontecem a partir de acidentes dentro de casa. Deste total, as crianças são as grandes vítimas. É preciso sempre estar atento. A queimadura acontece ao menor sinal de distração”, alerta o cirurgião plástico e coordenador do CTQ, Marco Almeida.

Para quem quiser “levar uma queimadura” (e ainda sair ileso) um artista plástico, com a utilização de maquiagem, simulará para os presentes ferimentos com altas temperaturas.

A diretora geral do HMWG, afirma que “Estamos chegando no período junino e são comuns queimaduras com fogos de artifício, principalmente, em crianças. Quando de segundo ou terceiro grau, as queimaduras podem provocar cicatrizes para toda a vida. Então, todo cuidado é pouco”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário