terça-feira, 11 de outubro de 2016

Pau dos Ferros-RN: Prefeito Fabrício Torquato e Secretário de Saúde do Estado, George Antunes, celebram Termo de Cooperação Técnica do SAMU

A Prefeitura de Pau dos Ferros, por meio da Secretaria de Saúde, assinou Termo de Cooperação Técnica com a Sesap para manutenção dos Serviços de Atendimento Móvel de Urgência-SAMU no município e toda região do Alto Oeste do RN por dois anos, podendo ser renovado por igual período. O evento aconteceu no auditório da VI Ursap, na manhã desta terça-feira, 11, numa reunião extraordinária da Comissão Intergestores Regional—CIR.

O encontro teve a participação do Secretário Estadual de Saúde, George Antunes, Prefeito Fabrício Torquato, Coordenador Estadual do SAMU, Cláudio Macedo, diversos Secretários Municipais de Saúde, dentre eles, a de Pau dos Ferros, Mona Lisa Torquato, Coordenadora do Núcleo Técnico da VI Ursap, Suzete Queiroz, Coordenador do Núcleo de RH, José Filho, Administradora da VI Ursap, Maysa Pontes, Secretárias Executivas da CIR, Nara Abrantes e Betânia Fontes, Vice-presidente do Cosems, Maria Eliza, vice-presidente Regional do Cosems, Neuman Azevedo.

Na pactuação, assinada pelo prefeito Fabrício Torquato, a titular da Sesau, Mona Lisa Torquato, e o Coordenador Estadual do SAMU, Cláudio Macedo, caberá à Prefeitura renovar a validade do processo seletivo, arcar com despesas com equipamentos, mobiliários, aluguel do imóvel, limpeza, higienização e outras benfeitorias que forem necessárias na sede da base descentralizada.

A Sesap/SAMU, por sua vez, assumiu o pagamento da folha de pessoal que, antes, ficava no espinhaço da gestão pau-ferrense sozinha.

O Secretário Estadual de Saúde, George Antunes, disse, no encontro, que veio ao município atendendo à reivindicação do prefeito, Fabrício Torquato, feita ao governador Robinson Faria, para resolver o problema que se arrasta há vários meses. “Fiz questão de vir aqui, pessoalmente, a pedido do governador, para expressar esse apoio ao prefeito Fabrício Torquato e toda região do Alto Oeste que precisam muito dos serviços do SAMU”.

Já o prefeito, Fabrício Torquato, mostrando documentos probatórios, fez um retrospecto da sua luta, desde meados de 2015, para que os demais municípios da 6ª Região pudessem dividir as despesas do SAMU com Pau dos Ferros. Ele citou, também, reuniões realizadas na Sesap no intuito de resolver o problema há muito tempo.

“Sinto-me justiçado, aliviado, não como prefeito, mas enquanto cidadão pau-ferrense; entendendo que nós, população pau-ferrense, bancávamos essa conta sozinho”, destacou, acrescentando que, na condição de gestor, sempre procurou celebrar essa parceria para não onerar os cofres públicos e que fez dois processos seletivos idôneos.

Fabrício disse, ainda, que tem gente querendo fazer politicagem com algo tão sério e importante como é o SAMU.

“Refuto e abomino, com veemência, qualquer politicagem sobre este assunto. Porque o SAMU é maior do que qualquer pensamento pequeno e rasteiro que tenha como objetivo único transformar um tema dessa envergadura numa seara política", concluiu.




Nenhum comentário:

Postar um comentário