sábado, 18 de novembro de 2017

No Dia Nacional de Combate à Tuberculose, Sesap reforça cuidados com a doença

Em 17 de novembro é celebrado o Dia Nacional do Combate à Tuberculose. A data tem o objetivo de alertar a população para prevenção e tratamento da doença, a quarta maior causadora de mortes entre os males infecciosos no País. No Rio Grande do Norte, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde Pública, em 2017 foram notificados 1.192 casos de tuberculose, sendo 930 casos novos.

A coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, Valéria Nepomuceno ressalta que o momento é de união das três esferas de governo e da sociedade organizada, para conscientizar a população que a doença ainda é um sério problema de saúde pública, que o país está classificado pela Organização Mundial de Saúde como um dos 22 países com maior carga da doença no mundo.

“Apesar de matar, a tuberculose é uma doença tratável e curável, com distribuição gratuita de medicamentos disponibilizados pelo SUS nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios. O tratamento dura 6 meses e não deve ser interrompido até a sua cura, evitando com isso o surgimento de bacilos resistentes, o que poderá agravar a doença, levando a morte do paciente”, alerta Valéria Nepomuceno.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões e tem como sintomas tosse seca com presença de secreção por mais de quatro semanas, cansaço excessivo, fraqueza, falta de apetite, palidez, rouquidão, febre, então qualquer paciente que apresentar esses sintomas pode se dirigir às unidades de saúde para entregar a amostra do escarro. Além do pulmão, a doença pode ocorrer em quaisquer outros órgãos do corpo, como gânglios, pele, intestinos, olhos, cérebro, ossos e rins, entre outros. A transmissão ocorre através do ar, pela fala, tosse ou espirros do doente que apresenta a forma pulmonar da doença.

A baciloscopia direta do escarro é o método principal no diagnóstico e para o controle de tratamento da tuberculose pulmonar por permitir a descoberta das fontes de infecção, ou seja, os casos bacilíferos. Trata-se de um método simples, rápido, de baixo custo e seguro para elucidação da tuberculose, uma vez que permite a confirmação da presença do bacilo. A amostra de escarro é obtida após esforço da tosse (expectoração espontânea).


Maiores informações podem ser obtidas no Programa por meio do telefone 3232-2719 ou no e-mail pectrn@gmail.com. Ou então na unidade básica do seu município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário