sexta-feira, 23 de março de 2018

Sesap participa de ações pelo Dia Mundial de Conscientização sobre Epilepsia

O dia 26 de mês de março é dedicado à conscientização sobre a epilepsia. O Purple Day, ou Março Roxo, chama a atenção da sociedade para a doença neurológica que atinge grande parte da população, sobretudo pessoas com paralisia cerebral, microcefalia e hidrocefalia.  Célia Melo, coordenadora da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), destaca que as repercussões sociais e psicológicas das epilepsias são enormes, além dos problemas enfrentados pelos pacientes e seus familiares.

A coordenadora explica os acompanhamentos que a Secretaria realiza diante das bases de tratamentos recomendados: “a Sesap presta assistência tanto por meio da dispensação de medicamentos como pela assistência no Centro de Reabilitação Infantil e Adulto que atende crianças e adultos com deficiência e que tem a epilepsia associada. Aqui no estado o Centro Especializado em Reabilitação Anita Garibaldi (CER III-CEPS) em Macaíba é a referência para o tratamento da epilepsia. Com o tratamento médico adequado, a maioria dos pacientes (75%) tem evolução favorável, com controle das crises epilépticas e melhora da qualidade de vida”, destaca.

Para lembrar a data, a Associação Neurinho preparou uma série de atividades que chamam a atenção para a doença e o combate ao preconceito.  A programação Purple Day Natal tem início nesta sexta-feira (23) às 19h no auditório da OAB com palestra “Epilepsia: diagnóstico e tratamento para melhorar vidas” voltado para profissionais de saúde; No sábado a palestra ocorre das 9h às 12h, tem como tema Epilepsia – escute, pergunte, aprenda e divulgue! voltado para pacientes, familiares, professores e interessados na temática.

Já no domingo (25) a programação ocorre na Arena das Dunas, serão ações de conscientização voltadas para o público em geral, que se encerram na segunda-feira (26) quando a Assembleia Legislativa promove uma audiência pública a partir das 14h. Na ocasião, a Sesap estará participando e abordará as ações do estado para assistência a pessoa vivendo com epilepsia.


A coordenadora da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência da Sesap lembra ainda que “o preconceito as pessoas que sofrem com epilepsia dificulta a inserção na sociedade, como a manutenção de empregos e relacionamentos interpessoais. Acarretando, consequentemente, a dificuldades econômicas para a obtenção de medicamentos antiepilépticos, por exemplo. Por isso a importância de uma programação como essa, para conscientizar a população e assim diminuir o preconceito”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário