quinta-feira, 22 de março de 2018

Sesap promove atualização técnica sobre agravos e doenças

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap RN) está convocando os profissionais que atuam nos Núcleos Hospitalares para participar de atualização técnica sobre a temática de agravos e doenças, que irá acontecer nos dias 26 e 27/03.

O público participante também terá oportunidade para atualização de protocolos e reforço sobre a importância das notificações para fins epidemiológicos, entre outras discussões. A vigilância epidemiológica é quem fornece subsídios para as ações de controle de doenças e agravos  - informar para agir - no caso de doenças como a dengue, influenza, hanseníase, etc – e, desta forma, precisa de informações atualizadas sobre sua ocorrência.

A principal fonte destas informações é justamente a notificação de agravos e doenças pelos profissionais de saúde. A lista é periodicamente revisada, tanto em função da situação epidemiológica da doença, quanto pela emergência de novos agentes. Estes dados sobre as doenças de notificação compulsória são incluídos no Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN). A Sesap está promovendo o evento através do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS).


Em paralelo à discussão, haverá um momento destinado ao agravo Violência, com palestra do coordenador da Campanha da Fraternidade no RN, padre Robério. A campanha deste ano tem como tema:  Fraternidade e superação da violência! Esta parte da programação é direcionada a todos os profissionais que atuam na sede da Secretaria (14h às 14h45).

Nenhum comentário:

Postar um comentário