segunda-feira, 4 de junho de 2018

Sesap/RN entregará amanhã cadeiras de rodas motorizadas a pacientes do Centro Especializado de Reabilitação


O Centro Especializado em Reabilitação (CER, antigo CRI) inicia nesta terça-feira (5), a entrega de cadeiras de rodas aos usuários cadastrados no serviço. Serão distribuídas 540 cadeiras, sendo 80 delas motorizadas. Essa é a primeira vez que este tipo de cadeira será entregue no Estado.

A solenidade de entrega acontece a partir das 8h da manhã na sede do CER, que fica na Av. Alexandrino de Alencar, 1900 – Tirol. O secretário de Saúde do RN, Pedro Cavalcanti, estará presente no evento, que contará ainda com a participação da direção do CER e coordenadores da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Os pacientes contemplados serão aqueles que possuem um grau maior de comprometimento motor, como lesões medulares altas tipo tetraplegia, doenças neuromusculares e doenças degenerativas. Para estes pacientes a Portaria 1.272/2013 do Ministério da Saúde garante o direito às cadeiras de rodas motorizadas, a partir dos 12 anos de idade.

Também serão entregues aos usuários inscritos de 2014 a 2018 outros modelos de cadeiras de rodas manuais tipo monobloco, cadeira de banho adulto e infantil, totalizando 540 cadeiras de rodas, num investimento de 1,2 milhão de reais do Ministério da Saúde.

“É um marco no serviço de concessão de cadeiras de rodas no nosso estado e irá contemplar um número de pacientes expressivo. As cadeiras contribuem para melhorar sua qualidade de vida e sua saúde, possibilitando-lhes mais conforto e um aumento da autoestima”, comemorou Sara de Lourdes, fisioterapeuta e membro da equipe de concessão de cadeira de rodas do RN.


Nenhum comentário:

Postar um comentário