terça-feira, 13 de novembro de 2018

Sesap realiza curso de Vigilância em morcegos



A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental, em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses de Natal e com a Universidade Federal do RN, realiza o curso de Vigilância Epizoótica em Quirópteros (morcegos). O curso teve início ontem (12) e prossegue até amanhã (14), no Auditório do Centro de Controle de Zoonoses, em Morro Branco, Natal.

Segundo a subcoordenadora de Vigilância Ambiental da Sesap, Julyana Diniz, “o objetivo do curso é sensibilizar e aprimorar as ferramentas de vigilância epizoótica de quirópteros do estado, visto que existe uma alta circulação do vírus rábico em morcegos em 2018”. O evento reúne cerca de 60 participantes, entre técnicos, agentes de endemias e médicos veterinários.

A programação do evento contou com a participação de dois mestres em Ecologia da Costa Rica, Eugénia Cordero Schmidt e Juan Carlos Vargas Mena, além de palestras como a raiva humana e protocolos imunológicos como ferramentas de controle, zoonoses relacionadas aos quirópteros urbanos, prevalência da raiva em quirópteros de 2013 a 2017 no RN, perfil da raiva urbana em Natal, ferramentas inovadoras de vigilância epizoótica em quirópteros desenvolvidos em Natal, diagnóstico laboratorial da raiva, coleta e processamento de material biológico animal para envio laboratorial. O curso contou também com uma parte prática de preparo de material para captura e captura de morcegos no Parque das Dunas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário