sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Sesap/RN: Evento reunirá especialistas para discussão sobre arboviroses


A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap), por meios  da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Suvige), em parceria com Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realizarão o IV Seminário sobre Arboviroses e Vetores, nos dias 3 e 4 de dezembro, no auditório da UFRN.  

O evento reunirá especialistas para discutir temáticas referentes às arboviroses, como: pesquisa de arboviroses, controle vetorial, os agravos (dengue, zika, chikungunya e febre amarela), diagnóstico laboratorial, óbitos por chikungunya, síndrome congênita associada ao vírus zika, dentre outras. O público alvo são os profissionais de saúde, pesquisadores e outros profissionais que trabalham direta ou indiretamente com as temáticas propostas.

"O seminário está na quarta edição e vem priorizando temáticas relevantes que são apontadas pelos dados epidemiológicos divulgados mensalmente pela Sesap, através do boletim epidemiológico das arboviroses. Os dados apontam que a situação epidemiológica das arboviroses no Estado requer atenção constante no que se refere à infestação vetorial, a incidência e letalidade pelos agravos", explica a subcoordenadora da Suvige, Maria Lima.  

Ela explica que o evento dá continuidade aos seminários que aconteceram em 2015, 2016 e 2017, em articulação com a Sesap, em decorrência dos problemas resultantes da infecção pelos vírus Dengue, Zika, Chikungunya e aumento dos casos de febre amarela no país. "O Seminário traz a oportunidade de atualização de informações, divulgação de resultados, troca de experiências e debate acerca da situação epidemiológica atual e dos diferentes aspectos que envolvem a transmissão dos arbovírus, a doença, o acompanhamento e a terapêutica, presentes como objeto de estudo em projetos de pesquisa, extensão e pós-graduação da UFRN e nas ações desenvolvidas pelos órgãos de saúde pública de nosso estado".  


As inscrições podem ser realizadas via sigaa, pelo link https://bit.ly/1E6NizF e também serão realizadas durante o evento.

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