terça-feira, 14 de maio de 2019

Sesap/RN elabora Plano de Enfrentamento a Mortalidade Materna e na Infância



Atendendo a uma resolução do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está elaborando o Plano Estadual de Enfrentamento a Mortalidade Materna e na Infância, que se insere nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Nesta terça-feira (14) a Coordenação de Promoção à Saúde (CPS), por meio da Subcoordenadoria de Ações de Saúde (SUAS) e Área Técnica de Saúde da Mulher, organizaram uma reunião com o objetivo de discutir ações para atuação em rede e traçar estratégias para elaboração do plano. Entre os encaminhamentos, está a criação de um Grupo de Trabalho, composto por diversas áreas técnicas da Sesap. A expectativa é que até o final do mês de julho o plano esteja concluído.

A orientação nacional é para que os planos estaduais sigam cinco principais diretrizes: Saúde Materna e Infantil na Rede de Atenção à Saúde; Vigilância em Saúde – sistemas de Informação em Saúde e Comunicação; Gestão do Cuidado; Educação Permanente em Saúde; e Governança do plano de enfrentamento da Mortalidade Materna e na Infância.

Nos dias 27 e 28 de maio acontecerá, em Brasília, uma reunião ampliada da Comissão Nacional de Mortalidade Materna, que contará com a participação da coordenadora da área técnica de saúde da mulher e Rede Cegonha da Sesap, Suzete Queiroz, representando o Comitê Estadual de Mortalidade Materna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário