segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Sesap discute parceria com UFRN para informatização de serviços


Com o objetivo de buscar soluções na área de tecnologia da informação para utilizar nos serviços de saúde, o secretário da pasta, Cipriano Maia, esteve reunido, nesta segunda-feira (2), com o professor da Universidade Federal do RN, Edvaldo Vasconcelos Filho e equipe da Subcoordenadoria de Informação e Informática (Suinin) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Edvaldo Vasconcelos é ligado ao Instituto Metrópole Digital (IMD) onde participa do desenvolvimento de uma plataforma computacional de dados clínicos para otimização dos fluxos de trabalhos e integração de informações médicas nas clínicas de saúde da UFRN, chamado SigSaúde. O projeto contempla a informatização desde o agendamento até o atendimento especializado de cada paciente.

De acordo com Cipriano Maia, a Sesap espera com a parceria atender a demanda imediata da gestão hospitalar e prontuário eletrônico, para que funcionem de forma integrada com o sistema de regulação estadual. A ideia é acompanhar com mais celeridade e segurança dados como indicadores de funcionamento, quantidade de pacientes atendidos por mês, serviços com maior demanda, materiais mais utilizados, entre outros.

“Durante o encontro de secretários de saúde do Consórcio Nordeste, no final do mês de agosto, foi discutida a pauta da informatização dos serviços. A expectativa é que seja criada uma comunidade de compartilhamento de projetos, softwares, soluções e aplicativos em parceria com as universidades de cada região. Para este mês de setembro haverá uma nova reunião onde cada estado irá apresentar suas propostas para discussão de custos e viabilidade”, disse. O secretário convidou a UFRN a participar deste processo, mostrando suas propostas de trabalho.

“Temos interesse nesta parceria e vamos discutir com a equipe de informática da Sesap, identificar as necessidades mais urgentes para desenvolvermos projetos que equacionem os problemas”, afirmou Edvaldo Vasconcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário