segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Secretário de Saúde do RN, Ciprinao Maia, visita obras do Laboratório de Citopatologia, em Natal



O secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia, visitou nesta segunda-feira (13), as obras do Laboratório Central de Anatomia Patológica e Citopatologia do RN, que está sendo erguido na Avenida Capitão Mor Gouveia, no bairro Cidade da Esperança, em Natal. O laboratório, que é financiado pelo Banco Mundial com recursos que montam a mais de R$ 4 milhões, através do Programa Governo Cidadão, tem previsão de ser entregue ainda no primeiro semestre deste ano.
Cipriano Maia visitou a obra acompanhado da gerente da Unidade Setorial do Governo Cidadão, Ana Petta, e do professor Joseph Carlson, patologista do Instituto Karolinska, Suécia, que proferiu palestra na Escola de Governo, hoje, sobre o fluxo de amostras para rastreio de câncer ginecológico e controle de qualidade antes da visita ao laboratório. A fala do professor foi baseada na sua experiência nos Estados Unidos e Suécia. Joseph Carlson, que é formado pela Universidade de Medicina de Harvard, foi objeto de elogio de Cipriano Maia.
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Carlson deu sua colaboração ao Laboratório de Anatomia Patológica e Citopatologia do RN com a sua palestra dirigida a profissionais da área ao falar sobre o controle de qualidade e monitoramento de diagnóstico do câncer ginecológico nos Estados Unidos e na Suécia.
"Creio que o intercâmbio e o conhecimento de experiências nesta área do câncer ginecológico são muito importantes para nós. Sabemos ser crítica a situação do câncer uterino no Brasil. Temos uma oportunidade de estabelecer um diálogo que venha a qualificar a prevenção contra o câncer com o fortalecimento de parcerias com universidades e até com instituições internacionais. Temos que ver as nossas potencialidades para que possamos avançar”, ressaltou Cipriano Maia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário