quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Sesap-RN consolida transferência do Hospital Ruy Pereira para Hospital da PM

 


A transição do Hospital Estadual do Rio Grande ‘Dr. Ruy Pereira’ para o Hospital ‘Pedro Germano’ (Polícia Militar) está se consolidando desde o início desta segunda-feira (5) com a transferência de pacientes da UTI e a realização das primeiras cirurgias vasculares no Centro Cirúrgico do Hospital da PM. Em dois dias foram realizados um total de 15 procedimentos cirúrgicos vasculares de pacientes de pé diabético, sendo dez na terça-feira (6) e cinco na quarta-feira (7).

A transferência dos pacientes da UTI ocorreu em parceria com o SAMU Metropolitano. Esses pacientes foram avaliados no mesmo dia do internamento para realização de procedimento no dia seguinte.

A previsão é a realização de cerca de 10 procedimentos vasculares. A estrutura para essa linha de cuidado envolve 30 leitos de enfermaria no Hospital Pedro Germano, 15 leitos de enfermaria no Hospital Ruy Pereira, 03 salas cirúrgicas e 01 sala de pequenas cirurgias no Hospital Pedro Germano, 08 leitos de UTI no hospital Pedro Germano e 02 de estabilização no Hospital Ruy Pereira.

Transferência

A transferência dos serviços hospitalares do Hospital Estadual Doutor Ruy Pereira para outras unidades de saúde ocorre em decorrência de uma decisão judicial, resultado do acordo entre a Sesap, Ministério Público Estadual e Federal e Conselho Regional de Medicina, devido a problemas do hospital como: estrutura precária do local, com laudos da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros, além de um aluguel custoso de 200 mil reais mensais aos cofres públicos.

O desenho para o fluxo assistencial dos pacientes vasculares (pé diabético) vem acontecendo de forma sistemática através de negociações e adaptações estruturais, fluxos e rotinas das unidades, bem como alinhamento entre as equipes assistenciais. Nesse contexto, foram realizadas várias reuniões entre servidores de todos os setores do Hospital Ruy Pereira e a equipe de gestão de Recursos Humanos da Sesap a fim de esclarecer dúvidas sobre lotação e processos de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário