quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Pau dos Ferros-RN: VI Ursap sediou 94ª Reunião Ordinária da CIR



Como acontece todos os meses, foi realizada na manhã desta quinta-feira, 28 de novembro, no auditório da VI Unidade Regional de Saúde Pública, sediada em Pau dos Ferros, a 94ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Regional, destinada aos secretários de saúde dos 37 municípios que compõem a 6ª Região de Saúde, membros da Câmara Técnica, e profissionais da unidade que são integrantes da CIR. O evento foi conduzido pelo Coordenador do colegiado, Temístocles Maia, Secretário de Saúde de Riacho da Cruz, a vice, Mona Lisa Torquato, gerente da VI Ursap, secretária da CIR, Betânia Fontes, e a presidente do COSEMS, Maria Eliza, Secretária de Saúde de Dr. Severiano

O evento também contou com as presenças da coordenadora do Núcleo Técnico da VI Ursap, Migna Jucy, e dos Recursos Humanso, José Filho.

Na pauta, como temas para pactuação, foram postas as alterações das PPIs  dos municípios Encanto, Francisco Dantas, José da Penha, Paraná, Martins e Umarizal como, também, a Linha de Cuidado sobre Peso e Obesidade; já que, segundo a Sesap, existem vagas para o procedimento de cirurgias bariátricas no Estado e poucos municípios procuram os serviços.


Outros assuntos debatidos na reunião versaram acerca da adesão ao Programa de Modernização de Saúde Municipal, que é um site específico na área para os municípios inserirem as ações executadas, apresentação do portfólio SENAC, detalhamento das portarias 2979 e 2983, que trata sobre o novo modelo de financiamento da Atenção Básica, Andamento das Comissões Técnicas da CIR e o valor SUS de alguns procedimentos realizados em Pau dos Ferros.  

No encontro também foram discutidos a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo, com o foco, desta vez, para os adultos jovens entre 20 a 29 anos, cujo ‘Dia D’ será sábado, 30, pactuação dos indicadores 2018/2019 dos municípios de São Miguel e Taboleiro Grande, pendências na alimentação dos sistemas SARGSUS, DIGISUS, XV Congresso de Secretários Municipais de Saúde, que acontecerá nos dias 17 e 18 de dezembro, em Natal, com a presença do Secretário Nacional da Atenção Básica (MS), momento em que serão celebrados os 30 anos de criação do COSEMS. No evento, a técnica da 6ª Região de Saúde, Neuman Azevedo, que já exerceu vários cargos púbicos na área da saúde do Alto Oeste, inclusive de diretora da VI Ursap, do Hospital Regional e secretária de saúde de alguns municípios, será homenageada.







Nenhum comentário:

Postar um comentário