terça-feira, 3 de março de 2015

COSEMS-RN ofertará Curso de Gestão Financeira aos Secretários Municipais de Saúde potiguares

O primeiro encontro acontecerá na 6a. Região de Saúde, no Hotel ‘Chalé dos Ingás’, em Martins, nos dias 06 e 07

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap), capacitará a partir desta sexta-feira (6) os gestores municipais de saúde de todo o Rio Grande do Norte sobre a gestão financeira do Sistema Único de Saúde (SUS). O curso intitulado Diálogo Temático: Gestão Financeira do SUS/2015 será ministrado em 12 horas – divididas em dois dias - por técnicos do Cosems-RN. Cada município terá direito a duas vagas, sendo uma do secretário municipal de saúde e outra, de um funcionário de carreira, responsável pela área de financiamento do SUS.

Para a presidente do Cosems, Salete Cunha, “o processo de gestão de um sistema de saúde é muito complexo e requer constante aprimoramento de conhecimentos. Assim, este curso será voltado à discussão dos temas que envolvem o financiamento da saúde, detalhando fontes de recursos, despesas e receitas, blocos de financiamento, legislação específica, prestação de contas, o Sistema de Informação Sobre Orçamentos Públicos (SIOPS), dentre outros de igual relevância”, ressaltou.

Neste primeiro encontro serão capacitados, nos dias 06 e 07 de março (sexta e sábado), os gestores e técnicos que compõem a 6ª Região de Saúde, composta por 37 município do Alto Oeste potiguar. O evento acontecerá no Hotel Chalé dos Ingás, na cidade serrana de Martins, com abertura prevista para as 8h30min. Os demais encontros acontecerão no Hotel Praimar, na capital norte-rio-grandense.

PROGRAMAÇÃO

O curso terá dois momentos, o primeiro focará os blocos de financiamento da Atenção Básica, Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar, Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica e de Investimentos na Rede de Serviços de Saúde. Já o segundo, ressaltará questões orçamentárias como Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias, Lei Orçamentária Anual, Classificação das Receitas e Despesas e SIOPS. Nas sextas-feiras, as aulas acontecerão das 08 às 12:30 horas e das 14 às 17:30 horas. Nos sábados, as aulas serão das 08 às 12 horas.

Confira as demais datas dos cursos:13 e 14/03 –Segunda e oitava regiões de saúde (27municípios do oeste e do vale do açu, respectivamente);20 e 21/03–Terceira região de saúde (25 municípios do mato grande e salineira);27 e 28/03–Quarta região de saúde (25 municípios do Seridó);10 e 11/04–Quinta região de saúde (21 municípios do Trairi e Potengi); 17 e 18/04–1ª e 7ª regiões de saúde (32 municípios do litoral sul/agreste e região metropolitana de Natal, respectivamente).

Nenhum comentário:

Postar um comentário