segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Sesap desenvolve sistema para mapear atividades produtivas no RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), lançará, nesta quarta-feira (5), às 18h, no Hotel Praiamar, em Ponta Negra, o Sistema de Informação do Mapeamento Produtivo (SISMAP), destinado ao registro de informações dos trabalhadores do RN, por local de trabalho e de residência.

O lançamento ocorrerá no V Encontro Macrorregional Nordeste de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, no qual serão discutidos com representantes de toda a região nordeste os desafios da implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

O SISMAP foi desenvolvido em parceria com a Subcoordenadoria de Informação e Informática da Sesap, sem custo de produção ou manutenção para a Secretaria e foi entregue para utilização neste último mês de julho. A subcoordenadora do CEREST, Daniella Paiva Oliveira, explicou que o sistema tem como objetivo identificar o perfil ocupacional da população trabalhadora no RN, por região de saúde, caracterizando o território, os aspectos sociais, econômicos e ambientais dessa população. “O sistema permite o registro dos trabalhadores, com base nas informações da estratégia e-SUS/Atenção Básica, através da coleta de dados simplificada, preenchida pelos Agentes Comunitários de Saúde – ACS/ESF”.

Para Edmilson de Castro Dias, técnico responsável pela operacionalização do sistema, esse é um passo de grande importância para a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no RN, uma vez que articula e sistematiza informações de dados de interesse à saúde do trabalhador, conforme determina a Portaria 1.823, de 23 de Agosto de 2012. “O diferencial é que esse sistema permite a inclusão de dados dos trabalhadores formais e informais, empregadores individuais, empresas e indústrias em determinado território, incluindo diversos aspectos do processo produtivo, com a finalidade de direcionar ações de promoção, proteção, prevenção e vigilância em Saúde do Trabalhador”.

Servidores do CEREST já estão em deslocamento para as Regionais de Saúde, onde serão realizados treinamentos junto aos técnicos dos Núcleos Regionais de Saúde do Trabalhador, que serão capacitados como multiplicadores para os municípios de suas jurisdições. A expectativa é que o cadastramento seja iniciado em 5% dos municípios do RN ainda este ano, com perspectiva de ampliação para 20% para o ano de 2016. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário