terça-feira, 4 de agosto de 2015

VI Ursap promoveu reunião sobre campanha de vacinação contra pólio e multivacinação

Foi realizada na manhã desta terça-feira, 04, no auditório da VI Unidade Regional de Saúde Pública, sediada em Pau dos Ferros, uma reunião sobre as estratégias a serem adotadas na Campanha Nacional Antipólio e a Multivacinação para Atualização do Esquema Vacinal.

O encontro, que foi coordenado pela técnica Elina Fixina, responsável pelo Programa de Imunização da VI Ursap, foi destinado aos enfermeiros, vacinadores e responsáveis pelas salas de vacinas dos 37 municípios da região do Alto Oeste potiguar.

“Alimentar o sistema é tão importante quanto vacinar a população inserida nos grupos prioritários para se atingir as metas”, destacou Eliana Fixina, acrescentando que as duas ações devem caminhar de mãos dadas. Além disso, ela chamou a atenção para os cuidados com a conservação das vacinas e o desperdício, afirmando que o Ministério da Saúde poderá cortar recursos dos municípios cujos gestores forem insensíveis à política púbica de imunização.

Eliana cobrou, mais uma vez, a implantação dos computadores nas salas de vacina como, também, a assiduidade na alimentação do sistema. Ela disse que, mesmo com atraso, dos 39 municípios do RN que implantaram o sistema, 20 pertencem à 6ª Região.

Durante a reunião também foi apresentado um balanço da cobertura vacinal de rotina no primeiro semestre de 2015 nos municípios altooestanos.

As campanhas de vacinação contra a poliomielite e a multivacinação, que é seletiva e tem o objetivo de corrigir possíveis falhas nas ações de rotina, terão o sábado, 15 de agosto, como ‘Dia D’, em todo país, e segue até 31 de agosto. 

O público-alvo da Paralisia Infantil é crianças a partir de 6 meses até 5 anos incompletos. Já a multivacinação, abrange a faixa etária de 0 a 5 anos incompletos. 

Na 6ª Região de Saúde deverão ser vacinadas 15.679 crianças contra a Poliomielite. A maior concentração está em Pau dos Ferros com 1.777, seguido de São Miguel com 1.477. O menor é Viçosa com apenas 111. A meta é atingir número igual ou superior a 95% de cobertura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário