segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Exames de raio-x e tomografia ganham mais 47 pontos de acesso no Hospital Walfredo Gurgel

O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) continua investindo na modernização de seu parque tecnológico. A maior unidade de saúde do Rio Grande do Norte (RN) para atendimentos do trauma adquiriu 47 novos computadores que começaram a ser instalados por toda a unidade e que servirão para a visualização de imagens produzidas pelos aparelhos de raio-x e tomografia. As máquinas também possibilitam ao médico manipular as imagens de acordo com as suas necessidades.  

A exibição e consulta destas imagens teve início em 2014 quando iMacs foram instalados em setores assistenciais de urgência como o centro cirúrgico, atendimento clínico, a ortopedia e o politrauma. O acesso aos resultados destes exames quando o paciente ainda se encontra na sala do raio-x, por exemplo, foi um ganho importante no fechamento do diagnóstico, na adoção da conduta médica a ser seguida e no menor tempo de atendimento para o paciente.

Com a expansão do serviço para mais de 50 máquinas distribuídas pelo hospital, também serão contemplados: setores administrativos, os cinco postos assistenciais nos pavimentos de enfermaria, laboratório, as cinco Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), além de serviços mais recentes como o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP).

Segundo a diretora geral do HMWG, Maria de Fátima Pereira Pinheiro, “quanto mais rápido for o atendimento ao paciente vítima de um trauma, mais a sua recuperação pode ser bem sucedida. Além disso, as imagens também ficam armazenadas em nossos servidores. O que possibilita a consulta destes exames a qualquer momento que se faça necessário. Essa expansão é um grande ganho para o hospital, mas mais ainda para o paciente”, afirmou.

A coordenadora do Serviço de Assistência e Diagnóstico ao Tratamento (SADT), Neusanira Nobre, lembra que quando foram instalados os cinco iMacs  a redução na impressão de imagens chegou a 50%. “Atualmente continuamos fazendo uma média de seis mil exames/mês de raio-x e, destes, imprimindo cerca de três mil. Porém, com a chegada destas novas máquinas, conseguiremos reduzir nossas impressões para até 80%”, afirmou.


A praticidade do armazenamento de todo o material gerado também vai beneficiar ex-pacientes atendidos no Walfredo Gurgel. Sempre que uma pessoa que precisar de uma cópia de um exame de raio-x (para alguma consulta ou acompanhamento de um tratamento) poderá recebe-la com muito mais rapidez e facilidade, uma vez que não há mais a necessidade de deslocamento de um funcionário para procurar películas guardadas entre os milhares de prontuários arquivados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário