sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

São Miguel-RN: Prefeitura monta força-tarefa no combate ao mosquito Aedes aegypti

Com o objetivo de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, e eliminar os focos de proliferação, a Prefeitura de São Miguel, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai promover uma ação intensiva envolvendo diversos agentes de endemias, em parceria com as médicas cubanas e a corporação do Corpo de Bombeiros local, no intuito de alcançar todos os bairros da cidade serrana. A estratégia de combate inclui maciça campanha nos meios de mídia, a execução de ações diretas nas áreas com risco de infestação e a atuação dos agentes e da sociedade.

O prefeito Dario Vieira destaca que essa será uma operação de guerra, na qual é imprescindível o envolvimento de todos para que se consiga banir esse vetor. "Uma força-tarefa será montada para combater o Aedes aegypti. Convoco todos os micaelenses para, em conjunto com a Prefeitura, atuarem na eliminação de todos os possíveis focos do mosquito", reiterou o chefe do executivo micaelense.
A campanha terá início na próxima terça-feira, 16, às 09h, com uma reunião de formação para todos os envolvidos na campanha e se estenderá com atividades educativas e preventivas nos bairros da cidade, nas unidades das academias e escolas.

Os agentes de endemias, agentes comunitários de saúde e corporação de Bombeiros vão realizar visitas domiciliares para conscientizar e sensibilizar a população sobre os riscos da proliferação do Aedes aegypti.

O prefeito Dario Vieira alerta as comunidades para a eliminação dos focos do mosquito. “Medidas simples como não deixar água parada em vasilhames podem evitar contrair a dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes, como o zika vírus e a febre Chikungunya”, alertou.

Outro ponto da ação de combate ao mosquito a ser desenvolvida pela Prefeitura é a promoção de palestras nas escolas, distribuição de panfletos à população e divulgação em veículos de comunicação locais explicando como prevenir a infestação do mosquito. Visitas à borracharias, cemitérios, sucatas também estão previstas na ação. “O combate é simples e começa em casa, diz o coordenador do Programa Municipal de Controle da Dengue, da Secretaria Municipal de Saúde”, Wellington Souza.

O principal cuidado é com a água parada - em baldes, tanques, garrafas e outros recipientes. Estes devem ser eliminados. A higiene do local também é importante para combater o mosquito.

"O prefeito Dario Vieira orientou a maior mobilização possível para combatermos esse mosquito, que se reproduz em qualquer lugar onde houver condições propícias", diz o Chefe de Gabinete, José Barbosa. Ele reitera que locais com água parada, limpa ou pouco poluída são os principais focos. "Deve-se eliminar todos os possíveis focos de proliferação", enfatiza.

Paralelo a este trabalho, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano começa na próxima segunda-feira, 15, o trabalho de limpeza no sangradouro do Açude do Bonito.


A Prefeitura pede à população que seja parceria e colabore em todas essas ações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário