quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Sesap realiza ações de combate à Aids no Dezembro Vermelho

O Dia Mundial de Luta contra a Aids é realizado no 1º de dezembro. Um momento importante para intensificar as ações mobilizando a sociedade, despertando na população a consciência da necessidade da prevenção, reforçando que a resposta às epidemias é responsabilidade de todos.

Denominado de Dezembro Vermelho, o mês será marcado por uma programação voltada para o combate à doença. Com isso, o Programa Estadual DST, Aids e Hepatites Virais disponibilizará uma grade extra de preservativos para todos os municípios por meio das regionais de saúde, na perspectiva de que os mesmos atendam as programações locais de escolas, comércio, indústrias, organizações não governamentais e outros, assim como a elaboração de materiais educativos.

A Sesap, por meio da Coordenação de Promoção a Saúde, especificamente pelo Programa Estadual de DST/Aids e Hepatites, vem fortalecendo o diálogo entre gestores, organizações da sociedade civil e outros parceiros por meio de ações conjuntas, promovendo discussões sobre a qualidade de vida, prevenção, diagnóstico e tratamento, sensibilizando a sociedade acerca do papel de cada um no enfrentamento deste agravo. 

No Rio Grande do Norte foram diagnosticados 525 novos casos em 2014 e 322 novos casos em 2015, em pessoas maiores de 13 anos. As maiores proporções de casos estão na faixa etária de 30 a 39 anos (34%) e 40 a 49 anos (25%). Se considerarmos os números acumulados de 2005 a 2015, os dados apontam um percentual de 68% do sexo masculino e 32% do sexo feminino.

No período de 2005 a 2015 foram registrados 91 casos de AIDS em crianças no RN, sendo que 67% foram diagnosticados antes dos cinco anos de idade. Em 2015 foram disgnosticados 12 novos casos.


De acordo com o Sistema de Controle de Medicamentos do Ministério da Saúde, no ano de 2015, 350 pessoas fazem tratamento para HIV no Rio Grande do Norte. Os dados referentes a 2016 só serão inseridos nos sistemas do Ministério da Saúde após o final do ano.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário