terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Sesap realizará campanha de prevenção a doenças em 516 escolas do RN; 09 municípios da 6ª Região de Saúde estão inseridos

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) irá monitorar e dar o suporte técnico a todos os 55 municípios que irão participar da V Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses e Tracoma que irá começar na próxima segunda-feira (5). Irão participar os municípios vulneráveis ao risco de adoecimento para essas doenças e a Sesap irá oferecer o suporte técnico especialmente  aqueles que apresentarem mais dificuldades para o alcance das metas.

Ao todo, 516 escolas e mais de 92 mil alunos serão contemplados no Rio Grande do Norte. O público-alvo serão os estudantes de 5 a 14 anos de idade matriculados no ensino público. A campanha começa (5 a 9) por nove cidades que integrantes da VI Unidade Regional de Saúde Pública (URSAP). Já na Região Metropolitana de Natal a caravana irá às escolas no período de 26 a 29 de março.

O objetivo é esclarecer sobre os sinais e sintomas e ensinar a se proteger das doenças, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato. Durante a Campanha, será realizada busca ativa de casos novos de hanseníase, terapêutica para as verminoses, exames para detecção e tratamento dos casos de tracoma em escolares e seus contatos domiciliares. 

Para detectar casos de hanseníase será utilizada a ficha de autoimagem, a qual os estudantes levarão para casa para ser preenchida pelos pais ou responsáveis e devolverem à escola. Após triagem, os casos com lesões suspeitas serão encaminhados às unidades de saúde dos municípios para avaliação e tratamento, em caso de confirmação diagnóstica.

Para o tracoma, os escolares serão submetidos ao exame ocular externo realizado por profissionais capacitados e os casos positivos e seus contatos domiciliares, encaminhados para tratamento.

Para profilaxia das verminoses será administrado Albendazol 400mg em dose única. O medicamento é eficaz, de baixo custo e já foi utilizado em milhões de indivíduos de diversos países.

MUNICÍPIOS

As atividades abrangem ainda orientações aos professores e escolares acerca das doenças a serem trabalhadas na ação, e mobilização da comunidade. Para tanto, será utilizado material didático confeccionado pelo Ministério da Saúde, que deverá ser reproduzido pelos municípios que aderiram à campanha.

O total de 55 municípios que aderiu à atividade no Rio Grande do Norte: Açu, Alexandria, Arês, Baía Formosa, Bento Fernandes, Bodó, Brejinho, Caiçara do Rio do Vento, Canguaretama, Caraúbas, Ceará-Mirim, Cerro Corá, Cruzeta, Currais Novos, Espírito Santo, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, Goianinha, Governador Dix-Sept Rosado, Guamaré, Ielmo Marinho, João Câmara, Jucurutu, Lagoa d’Anta, Lagoa de Pedras, Lagoa Nova, Lagoa Salgada, Macaíba, Marcelino Vieira, Maxaranguape, Mossoró, Natal, Olho-d’Água do Borges, Rio do Fogo, Patu, Pedro Avelino, Pedro Velho, Pendências, Pureza, Santana do Matos, Santo Antônio, São José de Mipibu, São Miguel, São Miguel do Gostoso, São Paulo do Potengi, São Rafael, São Tomé, Serrinha, Sítio Novo, Tangará, Tenente Laurentino Cruz, Tibau do Sul, Touros, Umarizal e Viçosa.


Todos esses municípios já foram contemplados com recursos financeiros por meio da Portaria Nº 240, de 1º de Fevereiro de 2018, em um total de R$ 254.385,26.

0 comentários:

Postar um comentário