segunda-feira, 9 de abril de 2018

Hospital ‘Maria Alice’ realiza evento sobre Segurança do Paciente e Saúde do Trabalhador

O Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, em comemoração ao Abril Verde, mês dedicado à prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, realiza no período de 10 a 12 deste mês, a Segunda Semana de Segurança do Paciente e Saúde do Trabalhador. O evento é aberto a todos os profissionais do hospital. São três manhãs de curso com direito a certificado emitido pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do hospital. Dentre as palestras do evento estão “Prevenção e combate a incêndio”, “Estresse e Trabalho”, além de “Protocolo de Segurança na Prescrição: uso e administração de medicamentos”.

O evento é também uma referência às comemorações do Dia Nacional da Segurança do Paciente, dia 01 de Abril e ao Dia Mundial em memória das vítimas de acidentes de trabalho, que será dia 28 de Abril. Os Núcleos de Saúde do Paciente (NSP) e os Núcleos de Saúde do Trabalhador (NAST), que funcionam nas unidades de saúde trabalham conjuntamente para realização do evento.

De acordo com a enfermeira do Núcleo de Assistência à Saúde do Trabalhador do hospital, Marília Eufrásio da Silva, o evento chama atenção para criação de uma cultura permanente de prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.


Para a enfermeira e coordenadora do NUVISA (Núcleo de Vigilância Sanitária) e NSP (Núcleo de Saúde do Paciente), Francisca Raquel Monteiro de Melo, o evento pretende sensibilizar os participantes sobre a segurança do paciente, que ainda é muito nova para a maioria dos profissionais. “O principal foco será nos protocolos que estamos trabalhando na assertiva de melhorar os processos de trabalho relacionados a eles, que serão nossas metas em 2018.  É o caso, por exemplo, das notificações de eventos adversos, que faz parte da rotina dos hospitais, mas têm apresentado baixos registros. Outro tema que será trabalhado é o protocolo de medicação segura”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário