quarta-feira, 6 de junho de 2018

Pau dos Ferros-RN: VI Ursap solicitou à Sesap equipe de Entomologia para investigar casos de Leishmaniose Visceral no município



De acordo com a base de dados do SINAM (Sistema de Informação Nacional de Agravos de Notificação) da VI Unidade Regional de Saúde Pública, o município de Pau dos Ferros, no Alto Oeste potiguar, já tem registrados 04 (quatro) casos de Leishmaniose Visceral em humanos, com um óbito.

Em função disso, foi solicitado pela VI URSAP, à Secretaria Estadual de Saúde, a presença de profissionais do Núcleo de Entomologia que, sob a orientação da sua Coordenadora Lúcia Abrantes, se encontra no município desde segunda-feira, dia 04 de junho, e ficará até a próxima sexta feira, 08, realizando a devida pesquisa e orientando a equipe de endemias do município quanto ao controle químico.

Durante o trabalho de campo, já foram colocadas armadilhas luminosas (modelo CDC) no peridomicílio e no intradomicílio, no horário das 17h às 07h da manhã seguinte, em algumas residências do Centro e bairro Cohab,  totalizando 16 armadilhas, incluindo as residências onde ocorreram casos humano de Leishmaniose Visceral.

No tocante à Vigilância Entomológica, o Estado exerce PAPEL FUNDAMENTAL NO CONTROLE E PREVENÇÃO DA LEISHMANIOSE, cabendo-lhe realizar pesquisa entomológica com objetivo de verificar a presença das espécies transmissoras das Leishmanioses: Lutzomyia longipalpis e/ou Lutzomya cruzi, em municípios com ocorrência do primeiro caso de Leishmaniose Visceral ou em situações de surto.

LEISHMANIOSE VISCERAL

A leishmaniose Visceral é uma doença causada por um protozoário (Leishmania) transmitido por meio de vetor (flebotomínio) para cães e humanos. Apenas uma parte da população contaminada apresenta sinais e sintomas; nestes casos, se não tratada, pode levar a óbito.

O ministério da Saúde recomenda que as ações sejam centradas no diagnóstico e tratamento precoces dos casos humanos, redução da população de flebotomínios, eliminação de reservatórios e atividades de educação em saúde.



Nenhum comentário:

Postar um comentário